"E disseram um ao outro: Porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as escrituras?"
(Lc. 24:32)
(Lc. 24:32)
Passagem super conhecida e que retrata muito bem nossa realidade. Por que ?! ..
Muitas vezes a realidade à nossa volta está confirmando tudo o que Deus quer nos mostrar, mas não conseguimos enxergar e parece que nada faz sentido.
Pra que você entenda .. Este texto refere-se a dois discípulos que caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém. Iam conversando, mas tal assunto destacava-se, e era este o recém acontecimento da crucificação de Cristo.
Diz a Bíblia que enquanto caminhavam e falavam, o próprio Jesus aproximou-se e caminhou com eles, porém seus olhos estavam como que fechados e isso impedia que o reconhecessem. Jesus chegou a perguntar-lhes qual o motivo de tanta preocupação, mas as circunstâncias, o testemunho das mulheres que não encontraram o corpo de Jesus no sepulcro, os fatos preditos pelo próprio Mestre estavam ainda em evidência em seus corações, recentes na memória, pois as Escrituras diziam que assim aconteceria, e por isso nem se deram conta de quem os acompanhava.
Eles lamentavam a morte e a cruz, pois esperavam que Jesus redimisse a Israel - e de fato redimira -, mas nem perceberam que era aquele já o terceiro dia desde que tais coisas sucederam e que quem os falava era o próprio autor da salvação. Caminharam, diz a Bíblia, até chegarem a aldeia e não permitiram que Jesus continuasse sua viagem pois o convidaram para ficar com eles, mesmo sem reconhece-lo, já que era tarde. Assentaram-se à mesa, creio que famintos de tanto caminharem, e Jesus tomou em suas mãos o pão, abençoou-os, partiu e lhes deu, foi aí então que seus olhos foram abertos e puderam reconhecer quem os acompanhava, mas quando se deram conta Ele já havia desaparecido da presença deles, e só o que ficou foi a sensação de sentir o coração arder quando lembravam o que Jesus falava pelo caminho e da maneira com que lhes ministrava as Escrituras.
Bonita história não acha?! Identificou-se?! ... Pois é, as vezes também nos encontramos como esses discípulos, isso é fato! Estes homens tinham colocado toda confiança em Jesus, mas de repente o vêem pregado na cruz, sepultado, talvez para eles tudo tivesse acabado naquele momento, estavam profundamente tristes, chateados, desanimados, já não havia mais esperança e a decisão foi abandonar a cidade.
Esta sensação de vazio, de vida sem rumo e de verdadeiro cansaço muitas vezes torna-se real em nós. Frustrações, embaraços, decepções, angústias, perseguições.. muitos de nós já experimentou o amargo sabor desses sentimentos, e adivinha qual é normalmente, a primeira reação? .. Abandonar a cidade.
Infelizmente essa quase sempre é a saída encontrada por nós, pois preferimos guardar a nossa fé do que crer e lembrar do terceiro dia, dia esse em que Jesus ressuscitou consumando a vontade do Pai. Preferimos caminhar apáticos e atônitos, murmurando, desacreditados e cegos espiritualmente do que abrirmos nossos corações para enxergar que, nos momentos mais difíceis é que Deus se faz presente em nossa vida. Preferimos abandonar a vontade e a presença Dele, pois acreditamos ser muito mais fácil caminhar tentando encontrar algo iminente, do que esperar e confiar na vontade daquele que é conhecedor de todas as coisas, épocas e tempos.
O bom disso tudo é que a palavra de Deus é viva e eficaz, penetrante a ponto de dividir alma e espírito, e apta para discernir os pensamentos e os propósitos do coração (Hb. 4:12), e prova disso é que mesmo estando acomodados com a realidade que os cercava, foram tomados de razão e ministrados pelo amor de Deus no momento em que Jesus partiu o pão, e puderam sentir o coração queimar ao perceber que Ele não havia os abandonado e que sua Palavra é fiel.
Ainda dá tempo!.. Nosso "entendimento das circunstâncias" pode nos trair, pois a revelação pode estar muito perto, encostada em nós, e nós talvez nem a vejamos, preferimos "raciocinar" não enxergando o que está à nossa frente, mesmo com o coração ardendo diante das verdades que estão à nossa volta.
Precisamos renovar a nossa mente em Cristo, viver em sua presença, acreditar nas coisas que se esperam e ter convicção dos fatos que não se vêem - isso se chama fé -, para que possamos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade do Pai. Temos que aprender a descansar, esperar e confiar em sua Palavra para não corrermos o risco de deixa-lo passar despercebido em nossa vida.
Quando estiver difícil, se tudo ao seu redor disser que não, olhe para o lado, Ele estará caminhando com você. Convide-o para entrar um pouco, converse, invista tempo com Jesus, mostre seus defeitos, conte suas ansiedades, seus sonhos, divida tristezas e alegrias, compartilhe planos com aquele que tem o controle de tudo na palma de suas mãos, escolha a melhor parte que é estar aos seus pés, deixe queimar o coração ouvindo-o falar, mas por favor jamais duvide ou desacredite, lembre-se sempre apenas do terceiro dia, onde Jesus venceu a morte pra estar contigo, e que se você caminha é porque sua graça e misericórdia te acompanham.
Escolha a melhor parte, e que essa melhor parte seja irrevogavelmente estar com Jesus.
"(...)Se a tua presença não for comigo, não me faça subir deste lugar."
(Ex. 33:14)
(Ex. 33:14)
Deus os abençoe .' Fiquem na paz =)
"Não quero ir por atalhos, quero seguir o caminho que Tu preparaste pra mim Senhor. Quero agradar o Teu coração, te obedecer é sempre o melhor, não quero ter Tuas bençãos sem antes passar pela cruz..." (♪)
Nenhum comentário:
Postar um comentário